
Foi realizado na noite desta quinta-feira (31), na sede da Liga Campineira de Futebol, o congresso técnico do Amador RMC Feminino 2025, competição que promete agitar o futebol feminino regional a partir do dia 17 de agosto.
Com a presença dos dirigentes das equipes participantes, a reunião definiu o regulamento geral do torneio, que será disputado por 20 clubes, divididos em dois grupos de 10. O sistema de disputa será misto, com fase de grupos e mata-mata, sempre com jogos únicos (turno único).
FORMATO E OBJETIVO DA COMPETIÇÃO
O campeonato tem como principal proposta incentivar a formação de novas equipes, promover a inclusão social por meio do esporte e valorizar o futebol feminino de base e amador em Campinas e região. Atletas nascidas a partir de 2012 poderão participar, desde que devidamente inscritas no site oficial da competição, o ifut.com.br, até o dia 12 de agosto.
Cada equipe poderá registrar até 30 atletas. As inscrições complementares serão aceitas até a 3ª rodada da primeira fase, sempre às terças-feiras. A competição exige que as atletas apresentem documento oficial antes de cada jogo e obriga os times a manterem a disciplina dentro e fora de campo.
GRUPOS DEFINIDOS
Confira a seguir como ficou a divisão oficial das equipes na fase de grupos:
🔵 GRUPO 1
- Athletico Unidos
- VAMP
- Independiente FC
- Anchieta FC Nova Geração
- Barcelona
- Damas da Bola F.C
- Lions Athletic Club
- Ass. Meninas Parque FC
- Projeto Vista Alegre
- E.C.U. São José
🟡 GRUPO 2
- Futebol Feminino Campinas
- Vila Esperança
- S.C. Azulão
- Parque Brasília
- Real Campinas
- F.C. Formigão
- Futebol com Alegria
- Meninas do Café
- Jardim Bandeira II
As equipes se enfrentam dentro dos próprios grupos e as 8 melhores de cada chave avançam para as oitavas de final.
SISTEMA DE DISPUTA
A primeira fase será classificatória. As equipes se enfrentam em jogos de turno único, dentro dos grupos. A partir das oitavas, a competição passa a ser eliminatória, também com jogos únicos. Em caso de empate nas semifinais e na final, a decisão será nos pênaltis.
As equipes que alcançarem a final disputarão no mínimo nove partidas. Os critérios de desempate na fase de grupos incluem: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, cartões vermelhos, cartões amarelos e, em último caso, sorteio.
PREMIAÇÕES
O Amador RMC Feminino 2025 premiará as quatro melhores equipes da competição com troféus e medalhas. Além disso, haverá prêmios individuais para:
- Artilheira do campeonato
- Melhor goleira entre as finalistas
- Treinador (a) da equipe campeã
- Equipe mais disciplinada da competição