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10/12/06
Conceitos para uma boa arbitragem |
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Um dos personagens mais polêmicos de uma partida de futebol é o
árbitro.
A condição física é uma qualidade essencial ao árbitro que
sempre deve cuidar muito bem do seu corpo, seu principal
instrumento de trabalho. Outra condição é conhecer muito bem as
regras do jogo e saber interpretá-las corretamente, usando
sempre a inteligência.
A conduta moral do árbitro é outro fator preponderante, e quatro
qualidades são essenciais:
a) Imparcialidade: Aplicar as regras do jogo utilizando o
mesmo critério tanto para o visitante quanto para a equipe
mandante da partida, seja de grande ou de pequeno porte.
b) Autoridade: O árbitro deve se fazer respeitar pela sua
capacidade de liderança e competência, impondo-se pela aplicação
correta das regras do jogo. Desta forma, não necessita ameaçar,
seja por gestos ou palavras, os atletas, membros da comissão
técnica e dirigentes, mantendo o equilíbrio emocional e o
domínio de si mesmo durante toda a partida, principalmente nos
momentos mais difíceis.
c) Personalidade e humildade: O árbitro deve aplicar as
regras do jogo, independente do local onde está sendo realizado.
Ele deve possuir a capacidade de reconhecer seus erros e pontos
falhos e de compreender o seu verdadeiro papel durante a
partida, que é o de intermediar o confronto entre duas
associações de maneira correta e justa, deixando que os atletas
realizem o espetáculo de forma tranqüila.
d) Ética e respeito: São valores morais que determinam a
conduta de vida do ser humano e que devem ser observados no
exercício profissional. O árbitro deve ter respeito aos colegas
de profissão e àqueles que compõem o mundo do futebol, como
membros da imprensa, dirigentes, atletas e torcedores. Fazer-se
respeitar para ser respeitado, sem utilizar a arrogância.
Primeiramente, após receber a escala, verificar se você sabe
onde fica o estádio e se não souber, procure informações o mais
rápido possível. Se você não tiver condução própria, entre em
contato com o pessoal escalado com você para verificar em que
meio vão se descolar.
Se prepare para o jogo
Separe o material em condições excelentes, cuide da apresentação
individual, verifique o horário do jogo, vá para o jogo bem
antes do horário previsto. Quando estiver no vestiário, converse
com os seus assistentes e 4º árbitro sobre a sua maneira de
trabalhar e faça o alongamento meia hora antes da partida.
Nunca se esqueça
Confira o uniforme que deve estar impecável (calçado, meias,
calção, camisa, apito, cartões, cronômetros, etc), tenha postura
na hora de entrar em campo (cabeça erguida, peito pra fora,
barriga para dentro, seriedade), verifique as redes e observe se
há alguém não autorizado para permanecer dentro de campo. Se
houver, faça-o sair.
Quando começar o jogo
Sempre procure estar em cima do lance, principalmente dentro da
área penal (o árbitro não pode ter medo de entrar na área), mas
cuidado para não atrapalhar a jogada, ficar sempre de lado ou
atrás da linha da bola. Saiba muito bem as regras do jogo e
apite forte. Se tiver de falar, fale com a boca e não com o
apito. Vibre com o jogo, se possível sempre apite falta no
carrinho, ao menos se for carrinho lateral ou que o adversário
não participe da jogada.
Vantagem
Cuidado. Se possível dê a vantagem do meio campo em diante. Se
por acaso você se enganar ou errar em algum lance, já passou e
apague tudo.
Sinalização
O posicionamento do braço para indicar um lateral, tiro de meta,
tiro de canto e tiro livre é importante. Sempre observar o
cclado que as equipes irão atacar e indicar com o braço para
esta direção. Indique também o local onde deve ser arremessado o
lateral. Quando confirmar um impedimento ou marcar um tiro livre
indireto, se possível, não corra com o braço levantado. Não dê
as costas para a bola na hora da cobrança do tiro de meta,
falta, escanteio e arremesso lateral.
Aplicação do cartão
Tenha
atitude na hora de aplicar o cartão. Seja enérgico e faça com o
braço bem estendido, a mais ou menos, 1 metro do atleta. Quando
for advertir um atleta que estiver perto de outros jogadores,
chame-o para o lado e aplique o cartão, para as pessoas saibam
qual atleta que fora punido.
Diagonal
Faça
a diagonal no campo para sempre ficar bem posicionado e tenha
postura na hora da corrida.
Reclamações
Quando o jogador partir para cima do árbitro, não se afaste,
coloque as mãos para trás e fique sério.
Observações:
1º) Não esqueça de ler o regulamento da competição;
2º) Saiba muito bem às regaras do jogo e interprete-as
corretamente;
3º) O seu preparo físico deve estar excelente;
4º) Seja inteligente ao tomar suas decisões;
5º) Seja um ótimo profissional dentro de campo e fora;
6º) Preencha a súmula com muita atenção;
7º) Nunca se esqueça: A parte disciplinar deve estar nas suas
mãos.
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O futebol é um esporte competitivo e o contato físico entre os
jogadores é um aspecto normal e aceitável do jogo. Não obstante,
os jogadores devem jogar respeitando as regras de jogo e os
princípios do Fair-Play, ou seja, do jogo limpo.
O jogo brusco grave e a conduta violenta são duas faltas que
contribuem para uma agressão física inaceitável, punida com a
expulsão na Regra 12.
Jogo brusco grave
Um Jogador será culpado de jogo brusco grave se emprega força
excessiva ou brutalidade contra seu adversário no momento de
disputar a bola no jogo.
Todo jogador que tente tirar a bola de seu adversário que está à
sua frente, pelo lado ou por detrás, trancando com força
excessiva e pondo em perigo a integridade física do adversário,
será culpado de jogo brusco grave.
Conduta violenta
A conduta violenta pode ocorrer quer seja dentro ou fora do
campo, estando ou não a bola em jogo. Um jogador será culpado de
conduta violenta se emprega força excessiva ou brutalidade
contra um adversário sem que a bola esteja em disputa entre os
dois.
Será assim mesmo culpado de conduta violenta se emprega força
excessiva ou brutalidade contra um companheiro ou qualquer outra
pessoa.
Faltas contra o goleiro
Se recorda aos árbitros que:
• É infração se um jogador obstrui o goleiro no momento em que
vai pôr a bola em movimento ou chutá-la
• Se deverá punir a um jogador por jogo perigoso se chuta ou
tenta chutar a bola quando o goleiro a está pondo em jogo
• É infração obstruir de forma anti-esportiva o goleiro durante
a execução de um tiro de canto.
Proteger a bola
Não é infração se um jogador que controla a bola a distância de
jogo tenta protegê-la com o corpo, sem estender os braços.
Todavia, se impede que o adversário possa se apossar da bola
utilizando a mão, os braços, as pernas ou o corpo de maneira
anti-regulamentar, será punido com um tiro livre direto ou um
penal, se a infração foi cometida na área penal.
Tesoura ou bicicleta
A tesoura ou a bicicleta são permitidas sempre que, na opinião
do árbitro, não constitua uma ação perigosa para um adversário.
Mão intencional
Se recorda aos árbitros que a mão intencional se pune geralmente
com um tiro livre direto ou penal, se a falta foi cometida na
área penal. Normalmente não será aplicada uma advertência
(cartão amarelo) ou uma expulsão (cartão vermelho).
Frustrar uma oportunidade clara de gol
Todavia, será expulso o jogador que impede com a mão intencional
um gol ou frustre uma oportunidade clara de gol.
Essa punição não se impõe por mão intencional, e sim pela
intervenção inaceitável e anti-regulamentar que impede marcar um
gol.
Advertência por conduta anti-esportiva devido a mão
intencional
Existem circunstâncias nas quais, além de cobrar um tiro livre
direto, se deverá advertir (cartão amarelo) a um jogador por
conduta anti-esportiva, por exemplo, quando o jogador:
• toca ou golpeia deliberada e intencionalmente a bola para
evitar que o adversário a receba
• se tenta marcar um gol tocando ou golpeando deliberadamente a
bola.
Segurar um adversário
Uma crítica muito comum contra os árbitros é sua incapacidade de
identificar corretamente e punir a infração de segurar a um
adversário. Esta incapacidade de avaliar adequadamente a ação de
segurar a camisa ou o braço pode conduzir a situações
controvertidas, de modo que é imprescindível que os árbitros
intervenham imediatamente e com firmeza ante esta situação, em
virtude da Regra 12.
Geralmente, um tiro livre direto é punição suficiente, porém em
certas circunstâncias se deverá impor uma punição adicional. Por
exemplo:
• será advertido (cartão amarelo) por conduta anti-esportiva se
um jogador segura o adversário para impedir que este obtenha a
posse da bola ou possa colocar-se numa posição de jogo vantajosa
• será expulso o jogador que impeça uma oportunidade clara de
gol ao segurar o adversário (o mesmo critério se aplicará nos
casos de mão deliberada e intencional).
Execução de tiros livres
Se recorda aos árbitros que se deverá advertir a um jogador se:
• retarda o reinicio do jogo
• não observa a distância regulamentar quando se reinicia o
jogo.
Sinais de impedimento
O fato de estar na posição de impedimento não constitui uma
infração em si.
Os árbitros assistentes deverão sinalizar o impedimento somente
quando se deve punir o jogador por encontrar-se na dita posição.
Infração do goleiro
Se recorda aos árbitros que os goleiros não podem reter a bola
em suas mãos por mais de seis segundos.
Todo goleiro culpado por infringir este dispositivo será punido
com um tiro livre indireto.
Infratores persistentes
(infringir persistentemente as regras)
Os árbitros deverão ficar sempre atentos a respeito de jogadores
que infringem persistentemente as regras de jogo. Considerarão
acima de tudo que, inclusive quando um jogador comete diferentes
infrações em distintos momentos, deverá ser advertido (cartão
amarelo) por infringir persistentemente as regras.
Comportamento frente ao árbitro
O capitão de uma equipe não goza de condições especiais ou de
privilégios de acordo com as regras do jogo, porém tem um certo
grau de responsabilidade no que diz respeito à conduta de sua
equipe.
Todo jogador que seja culpado em desaprovar com palavras a
decisão do árbitro deverá ser advertido (cartão amarelo).
Todo jogador que agride a um árbitro ou que seja culpado de
empregar linguagem ou gestos ofensivos, grosseiros e obscenos
deverá ser expulso (cartão vermelho).
Simulação
Todo jogador que tente enganar o árbitro simulando contusão ou
pretendendo ter sido alvo de receber uma falta será culpado de
simulação e será advertido (cartão amarelo) por conduta
anti-esportiva.
Retardar o reinicio do jogo
Os árbitros advertirão os jogadores que retardem o reinicio do
jogo mediante as seguintes táticas:
• cobrar um tiro livre de lugar errado com a deliberada intenção
de obrigar o árbitro a ordenar a sua repetição
• simular a intenção de lançar um arremesso lateral, porém
deixar de imediato a bola para um companheiro para que este
efetue o arremesso
• chutar para longe a bola ou levá-la nas mãos depois que o
árbitro tenha paralisado o jogo
• retardar excessivamente o lançamento de um arremesso lateral
ou de um tiro livre
• retardar a saída do campo de jogo durante uma substituição.
Comemoração de um gol
Por mais que seja permitido que os jogadores expressem sua
alegria quando marcam um gol, a celebração não deverá ser
excessiva.
Na circular nº 579, a FIFA autoriza a comemoração de forma
razoável de um gol. Todavia, não se deverá encorajar a prática
de comemoração coreografada se esta ocasiona uma perda de tempo
excessiva; neste caso os árbitros deverão intervir.
Se advertirá a um jogador se, na opinião do árbitro:
• faz gestos ofensivos, debochados ou provocadores
• sobe nos alambrados em volta do campo para celebrar um gol
O fato de abandonar o campo para celebrar um gol não é, em si,
uma infração punível, porém é essencial que os jogadores
retornem ao campo de jogo imediatamente.
Se pretende que os árbitros atuem de maneira preventiva e
utilizem o bom senso ao deparar-se com as celebrações de um gol.
Bebidas refrescantes
Os jogadores têm direito a tomar bebidas refrescantes durante
uma interrupção da partida, porém unicamente na margem da linha
lateral. Não está permitido lançar bolsas de água ou qualquer
outro tipo de recipiente com água no campo de jogo.
Jóias
Se recorda aos árbitros que, em virtude da Regra 4, os jogadores
não deverão portar nenhum tipo de jóias.
Indicação dos minutos de acréscimo
Se recorda aos quarto árbitros que, por instrução do árbitro, a
indicação dos minutos acrescidos ao final de cada tempo, será
indicado unicamente ao final do último minuto do jogo de cada
tempo.
Procedimentos em caso de jogadores contundidos
O árbitro deverá ater-se às seguintes instruções em caso de que
um jogador fique contundido:
• permitirá seguir jogando até que a bola esteja fora de jogo
se, em sua opinião, a lesão é leve
• interromperá o jogo se, na sua opinião, a lesão é grave
• depois de consultar com o jogador contundido, o árbitro
autorizará a entrada no campo de jogo de um, máximo dois
médicos, para avaliar o tipo de lesão e coordenar o transporte
seguro e rápido do jogador para fora do campo.
• maqueiros entrarão no campo de jogo ao mesmo tempo que os
médicos para acelerar o transporte do jogador
• o árbitro se assegurará que o jogador contundido seja
transportado com segurança e rapidez para fora do campo
• não está permitido tratar o jogador em campo
• todo jogador com ferimento sangrando abandonará o campo de
jogo e não poderá retornar até que o árbitro considere que o
ferimento tenha deixado de sangrar
• quando autorizada a entrada dos médicos no campo de jogo, o
jogador contundido deverá abandonar o campo, seja de maca ou
caminhando. Se não cumpre esta regra, será advertido (cartão
amarelo) por conduta anti-esportiva
• um jogador lesionado somente poderá reincorporar-se ao campo
de jogo depois que a partida tenha sido reiniciada
• quando a bola está em jogo, o jogador contundido poderá
ingressar novamente no campo de jogo, porém somente pela linha
lateral. Quando a bola está fora de jogo, poderá entrar no campo
de jogo por qualquer linha de demarcação
• unicamente o árbitro está autorizado a permitir que um jogador
contundido volte a entrar no campo de jogo, independentemente de
que a bola esteja ou não em jogo
• se o jogo não tenha sido interrompido por quaisquer outros
motivos ou se a contusão sofrida pelo jogador não é causada por
uma infração às Regras de Jogo, o árbitro reinicia o jogo com
uma bola ao chão
• o árbitro acrescentará ao final de cada tempo o tempo perdido
por contusão.
Exceções
As exceções a este procedimento só se verificam no caso de:
• contusão do goleiro
• quando o goleiro e um jogador se chocam e necessitam uma
atenção imediata
• quando ocorre uma contusão grave, por exemplo, engolir a
língua, concussão cerebral, fratura de perna etc.
Área técnica
Se espera que o quarto árbitro supervisione a área técnica de
forma preventiva e sem buscar uma confrontação.
Não obstante, se os ocupantes da área técnica têm uma má
conduta, o quarto árbitro deverá chamar imediatamente a atenção
do árbitro.
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Arbitrar
também é um jogo de equipe!
Incentivando-se
Assim
como os onze jogadores em uma equipe de futebol devem trabalhar
juntos para atingir o objetivo comum de conseguir um resultado
positivo, o árbitro e seus dois assistentes podem fazer
apresentações de excelente qualidade se eles se incentivarem e
se comunicarem apropriadamente.
Nunca sozinho
É importantissimo. A arbitragem é uma equipe no campo, e um
árbitro não pode achar que pode suportar sozinho a
responsabilidade de uma partida. Qualquer um que tenha a
prepotência de achar que pode apitar sem a ajuda de seus
assistentes é, na verdade, um árbitro muito pobre.
Uma comunicação boa
A importância do espírito de equipe entre os árbitros da partida
é enfatizada também pelos principais árbitros assistentes. A boa
comunicação e o respeito entre o árbitro e seus assistentes
realça não somente a qualidade do desempenho total do trio, mas
ganha também a confiança dos jogadores.
Fazendo a diferença
"A cooperação entre o árbitro e os assistentes faz toda a
diferença tanto quanto o critério de arbitragem em um partida
difícil," diz Arnault. "Muitos trios de arbitragem têm uma
experiência considerável de trabalhar juntos, assim você sabe o
que cada um vai fazer. E se vocês se comunicam bem juntos, sem
haver hesitação, os jogadores compreenderão e respeitarão suas
decisões mais naturalmente."
Palavras bem escolhidas
Uma outra maneira em que árbitros e os assistentes em todos os
níveis podem se ajudar é dando incentivo constante um ao outro
dentro e fora do campo, antes e durante a partida, e no
intervalo em particular. No momento em que um de vocês esteja se
lamuriando por uma decisão tomada ou simplesmente seja "um
daqueles dias". É aqui que algumas palavras bem-escolhidas no
vestiário podem fazer seu colega se sentir bem melhor.
Sustentação mútua
Os melhores árbitros e assistentes nos dizem que fazem isto toda
hora. O assistente necessita de ajuda particular, ou uma palavra
de incentivo - durante a partida. Mesmo um sorriso pode ter um
efeito positivo. E às vezes o árbitro necessita do suporte
similar de um assistente, funciona dos dois modos.
Trabalhe junto
Não se esqueça, se você for o homem do apito ou estiver
segurando a bandeira neste fim de semana. Se todos vocês três
estiverem juntos como uma equipe - vocês estarão se dando uma
chance para alcançarem uma performance de alto rendimento - e
estarão contribuindo para o sucesso da partida.
Fonte: Site Cartão Vermelho |
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